domingo, 19 de setembro de 2010

Vídeoarte

“A videoarte, ou vídeo arte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda. Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são Nam June Paik, Bill Viola e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky, Fernando Cocchiarale entre diversos outros.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoarte)
Resultado das tendências contemporâneas de arte e da evolução tecnológica, esta nova linguagem artística produz um forte impacto já que o vídeo tem a capacidade de aproximar-se da realidade imediata dos indivíduos, dialogando através do som e da imagem em movimento. Assim a videoarte, traz um diálogo entre arte e público através de um estranhamento ou emoção. O vídeo arte difere do cinema e da televisão, pois tem caráter essencialmente artístico, não sendo algo feito para o entretenimento do público.
Com o vídeo digital, ela ganhou espaço na internet e também um público ainda maior, mundial.
Graças ao vídeo a performance artística é registrada e preservada enriquecendo o contexto histórico/artístico mundial. A vídeoarte também é produzida em instalações e mesmo em vídeoinstalações.

O video vídeo que desenvolvi como trabalho avaliativo da disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola 3 do curso de Artes Visuais; retrato o mundo de um único ponto de vista. Comparando à expressão popular “ficar olhando apenas para o próprio umbigo”, o vídeo representa uma visão individualista e limitada de mundo, voltada sempre para os interesses pessoais. No mundo atual falta nas pessoas em geral visão mais comunitária, solidária, cooperativa e valores sociais e morais que resultem em atitudes de participação, produção coletiva e valorização dos bens comuns.
Muitos dos problemas da sociedade são resultados dessa visão individualista, criando pessoas egoístas, que não se preocupam com o mundo que os cerca, desinteressados dos bens coletivos, da preservação do meio ambiente, do fim da miséria e da fome; e das necessidades da comunidade do qual faz parte.
Além dessa forma de interpretar o vídeo podemos considerar que os pés que representam o ser humano (homem ou mulher), e que caminham em vários tipos de “chão”, trata sobre a vida cotidiana das pessoas, e da necessidade que sentem de mudar o ambiente em que vivem, além da necessidade de novas experiências; para que sua existência tenha sentido.
O vídeo foi produzido no modo filmagem de uma máquina digital de fotos, sendo as partes gravadas em vários horários do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário