O programa humorístico escolhido foi o Casseta e Planeta que passa todas as terças na TV Globo, logo após a novela das oito, sendo destinado para o público adulto e para maiores de 14 anos.
Os principais temas tratados no programa foram: As eleições; preconceito; funk; assalto; cirurgia plástica; novela Passione; serie A Cura; noticia sobre os 33 mineiros chilenos sobreviventes do soterramento e que estão ainda presos na mina; incêndio na serra da Canastra; problemas sociais como a miséria, violência, moradores de rua, corrupção na polícia.
Este programa não traz valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos que possam servir de exemplo para a população. Satiriza tanto acontecimentos dramáticos e problemas sociais graves, quanto às personalidades que são destaque na mídia, por meio da criação de caricaturas, paródias e de uma visão estereotipada de cunho humorístico.
Os assuntos abordados costumam ser aqueles que mais repercutem na sociedade e na mídia, para que a sua “satirização” seja compreendida por todos.
Mas é também um programa que aponta os problemas da sociedade e faz uma critica humorada, usando ironia e sarcasmo para atacar alguns comportamentos sociais negativos, alem de fazer com que a população saia de uma atitude comodista em frente à realidade social, fomentando a discussão acerca dos temas satirizados.
Também faz paródia acontecimentos que são destaque na mídia e de outros programas da Rede Globo.
O programa tem curta duração, não ultrapassando 1 hora, porem o programa em si não passa de 30 minutos e o restante do tempo é completado por um excessivo numero de intervalos comerciais onde são repetidos muitos anúncios caracterizando assim a TV comercial.
Analisando de uma maneira geral, há pontos positivos e negativos neste programa. Ele aponta problemas sociais mas algumas vezes cria uma visão tendenciosa de certos conceitos. Sendo um programa de televisão que abrange grande parte da população, favorece o crescimento da discriminação, exclusão e preconceito social, como também racial, religioso ou sexual. (no caso das piadas pejorativas, como por exemplo: de “loiras”, negros, portugueses, homossexuais, etc).
imagens retiradas do site: (http://casseta.globo.com/videos)
visualizadas em: 03/09/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário