domingo, 19 de setembro de 2010

Arte Postal



O arte postal utiliza objetos e imagens relacionadas ao correio e dele se vale como meio de divulgação e por essa característica tornou-se um gênero artístico à parte. As cartas ilustradas se encontram nesta categoria, assim como fanzines, cartões postais, entre outros passiveis de serem enviados pelo correio. É uma arte considerada efêmera por seu caráter frágil e ligado ao momento. É individual, mas traz em sua essência o caráter não comercial da arte, sendo que só recebe quem participa do movimento de arte postal.
“O movimento consiste em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios para a veiculação. É um meio livre, onde todo tipo de imagens, ícones, pinturas, desenhos, carimbos, adesivos, envelopes, colagens ou composições são permitidos. É praticada por artistas, pintores, desenhistas, ilustradores, arquitetos, poetas, escritores – enfim, pessoas de todas as atividades. Esta arte tem encurtado as distâncias entre povos e países, proporcionando exposições e intercâmbios com grande facilidade, onde não há julgamentos nem premiações dos trabalhos, diferentemente dos salões e bienais. Na Arte Postal, a arte retoma funções como a informação, o protesto e a denúncia.” (http://arteiros.arteblog.com.br/75658/ARTE-POSTAL/)
Esta arte postal tem como tema a transitoriedade de todas as coisas, da vida, da arte, etc. A mulher que dorme tranquilamente abraçada a uma caveira demonstra uma atitude que não devemos ter perante a vida, de deixar de “vivenciar” os momentos, se apegando somente aos problemas e dificuldades. Portanto é preciso viver de forma mais plena e significativa. Produzi um desenho de observação baseado em uma fotografia. A escolha expressa o caráter efêmero da vida, do momento.
O desenho foi manipulado no programa gimp, sendo que ganhou uma tonalidade mais escurecida. Também pelo programa foram recortados os selos e colocados sobre o desenho.
Apesar da arte postal ser comumente veiculada pelo correio, também pode ser enviada por email, já que este é evolução do correio comum. Além de ser mais barato pois não é preciso pagar as taxas de envio, há a possibilidade de enviar para várias pessoas de uma só vez; e o recebimento é quase que imediato.
A carta escrita à mão e enviada pelo correio é realmente mais intimista, pois traz consigo a características da letra e o prazer tátil que o email não traz, porém, ainda assim, este último nos permite alcançar distâncias ainda maiores que a carta comum.
Das duas formas, tanto enviada pelo correio comum quanto pelo meio eletrônico, pode-se vivenciar a experiência de produzir a arte postal e de repassar um trabalho artístico a outras pessoas. Compartilhar arte nos faz artistas do cotidiano.



Referência Bibliográfica:

Acessado em: 16/9/2010. Disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_postal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário