domingo, 6 de setembro de 2009

As tecnologias e mediação pedagógica

Resenha do texto: “Novas tecnologias e mediação pedagógica” de Marcos Tarcísio Masetto, Marilda Behrens e José Manuel Moran. Disponibilizado para os alunos do curso de Licenciatura me Artes Visuais UAB/UnB - ensino à distância. Turma de 2009, na disciplina: Tecnologias Contemprâneas na Escola 1.


Atualmente as mudanças que ocorrem na sociedade, devido aos avanços tecnológicos, modificam também a forma de ensinar e aprender.
As tecnologias telemáticas, que tratam da manipulação e utilização de informação através do computador e da telecomunicação, possibilitam uma maior interação entre professor, aluno, administração. Elas auxiliam no ensino de qualidade, voltado à educação para a vida, ensino formador de cidadãos estruturados emocional, intelectual e profissionalmente; cidadãos integrados, realizados, produtivos, éticos e com uma visão global dos processos sociais.
Porém são necessários: educadores capacitados para lidar com esse modelo educacional que incorpora as tecnologias, instituições interessadas na melhoria do ensino e políticas governamentais que auxiliem esse processo.
A informação hipertextual e a multimídica, que somadas, combinam som, imagens estáticas, animação, vídeo e textos com links, exigem novos padrões educacionais e novas didáticas que ensinem os alunos a lidar com esse tipo de informação (em grandes volumes dispersivos), para que ele possa melhor organizar, selecionar e interiorizar conteúdos.
O atual educador sai da postura de transmissor do conhecimento, para se tornar o mediador: intelectual (aquele que ajuda a escolher as informações mais importantes), emocional (motiva, incentiva, estimula, organiza os limites com equilíbrio), gerencial (organiza grupos, atividade de pesquisa) e ético (ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individual e socialmente).
Com a internet, existe um grande número de possibilidades metodológicas. Elas incorporam novas formas de comunicação e aprendizagem como: fóruns, wikis, listas de discussão, aula pesquisa, chats, webconferencias, sites pessoais, programas que criam ambientes virtuais de aprendizagem, etc.
Assim, com essas mudanças tecnológicas incorporadas à sociedade, o ensino à distancia torna-se componente vital para o ensino de qualidade que harmoniza a educação aos padrões de vida atuais.

Referência Bibliografia:
GAZOLA, André A. Lendo.org. Blog. Disponível em: (http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/)
UOL. Editora Melhoramentos Ltda. Acessado em 06 de agosto de 2009.

Michaelis. Dicionário 2009. Disponível em: (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/). Acessado em 06 de agosto de 2009.

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