domingo, 6 de setembro de 2009

Plano de aula

Nome da Atividade: Conhecendo Eckhout


Fundamentos teóricos:
1. Analise de obras,
2. Pluralidade das Etnias,
3. Cultura,
4. Historia do Brasil,

Objetivos:

Geral
• Aula para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental ou para o ensino médio.
• Apresentar aos alunos conhecimentos sobre algumas obras do pintor holandês Eckhout que retratam o país do século XVII.
• Demonstrar a importância dessas obras para a compreensão da cultura e sociedade da época retratada.
• Desenvolver estudos acerca da pluraridade das etnias, encontros culturais e a celebração da natureza.

Específicos

• Conhecer a biografia de Eckhout.

• Desenvolver a capacidade de observação e análise das imagens retratadas nas obras.

• Trazer maior compreensão, através da arte, sobre o ser humano — sentimentos, sensações e idéias.

• Conhecer, através das imagens, contextos sociais e culturais da época.

• Proporcionar uma visão interdisciplinar do conteúdo proposto, interligando os assuntos estudados com as outras disciplinas e com a vida fora da escola.

• Desenvolver a habilidade do dialogo, debate e crítica.

• Proporcionar a compreensão da importância das imagens para expressar e transmitir as informações.



Conteúdo:
• Site (http://www.artenaescola.org.br/) na seção (Midioteca / Eckout)
• Obras de Eckhout, estudo e análise das obras.
• Biografia do pintor Eckhout.
• Pluralidade étnica: mestiçagem, preconceito.
• Riqueza natural brasileira.
• Riqueza cultural brasileira.

Tempo:
50 minutos.


Metodologia:

Primeiramente, levando os alunos à sala de informática será proposto a visita ao site para a pesquisa da aula. Dependendo do numero de computadores disponíveis, os alunos poderão sentar em pares ou individualmente.
No site, os alunos farão uma primeira observação geral das obras a serem estudadas.
Será apresentada uma pequena biografia do pintor.
Os alunos então serão questionados a apontar suas observações sobre as obras.
Trabalhar com os seguintes questionamentos:
O que as obras retratam? Perceber as cores, texturas, formas, objetos e tipos físicos retratados.
Quem são essas pessoas? Quais os tipos humanos retratados, características físicas, culturais, as mestiçagens.
O que há em comum entre essas obras?
O que o pintor quer transmitir em suas obras? Interrogar sobre as questões de riqueza natural do país da época, mineral e vegetal, riqueza cultural étnica.
Provocar o diálogo sobre as diferenças de raça e cultura da sociedade atual, como os alunos lidam com essas diferenças, preconceitos e suas conseqüências para a humanidade.



Recursos:
• Computador(es) ligado(s) à internet, imagens digitais de obras no site (http://www.artenaescola.org.br/)


Avaliação:

Na avaliação será considerada a participação, atenção, disciplina, cooperação.


Referência bibliográfica:

Sites:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia. Laboratório de Ensino de Filosofia – III. Prof. Telma de Souza Birchal. Alunos: Reinaldo de Lima Soares, Letícia Maria Ribeiro de Carvalho Mendonça e Josefa Maria Muniz. Modelo de Plano de Aula
(http://www.fafich.ufmg.br/~labfil/arquivos/juventude_liberdade.pdf)
Acessado em 02 de setembro de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Maria Bernardete Martins Alves e Susana Margareth Arruda. Como fazer refêrencia, bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. (http://bu.ufsc.br/framerefer.html). Acessado em 02 de setembro de 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Charão, Profa. Andrea Schwertner. Esboço de Projeto de Atividade Extra-Classe para a Disciplina de Computadores e Sociedade do Curso de Ciência da Computação da UFSM: Modelo de plano de aula.
(http://www-usr.inf.ufsm.br/~andrea/elc1020/modelo-plano-de-aula.html)
Acessado em 01 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário