sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Arte na era Digital





Imagem disponível em <http://www.flickr.com/photos/cotallo-nonocot/3092705806/>. Acesso em: Quinta-feira, 18 de setembro de 2009.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.0 Generic License.


Resenha livre das minhas percepções sobre os assuntos tratados no texto de Michael Rusch, “Mídias na Arte Contemporânea”


Hoje, as informações sobre Arte tornam-se acessíveis à grande parte da população através da tecnologia digital e da rede mundial de computadores.
Graças a esses novos processos de lidar com as informações, a Arte ganha novas formas de desenvolvimento e armazenamento.
A Arte Digital (computadorizada) tem infinitas possibilidades de reprodução, remodelagem de imagens e criação de novos significados, porém; feita no computador e disponibilizada na internet, ela não tem um referencial material. Com isso enfrenta dificuldade para conseguir reconhecimento e valor como obra de Arte.
A sociedade como um todo caminha para novos padrões existenciais devido à incorporação do mundo virtual. Porém ainda estamos em fase de adaptação, o que gera alguns conflitos sobre a compreensão e importância da Arte nesse novo contexto. Mas sabemos que o homem necessita da Arte para seu auto-conhecimento, expressão e compreensão de seus sentimentos e emoções, de sua cultura, história e estética.
As novas formas de produção artística possibilitaram o surgimento dos apreciadores de arte interativos, consumidores de um tipo de Arte que dependente da participação dos espectadores para se concretizar.
Percebemos que na sociedade atual a Arte passa a se integrar cada vez mais ao nosso cotidiano. Estamos imersos em um mundo de imagens, tanto dentro quanto forma do computador, cheias de criatividade e significado.
A Arte interativa, bastante explorada pelos artistas contemporâneos, foca-se nesses novos conceitos e valores e fornecem ao público não apenas objetos de Arte, mas sim, experiências artísticas. Estas se aproximam cada vez mais das experiências de Realidade virtual, que usa a tecnologia do computador para criar um mundo tridimensional simulado onde o usuário manipula e explora o espaço virtual enquanto tem a impressão de que estar nele, num processo de imersão (estimulações sensoriais que produz a sensação de vivência real).
A Arte atual busca se integrar ao mundo virtual, acompanhando sempre a evolução do homem e da sociedade.



Referência Bibliografia:

Rusch, Michael. Mídias na Arte Contemporânea. Texto didático da disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 1, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais – Ensino à distância – UAB/UnB – setembro/2009.

HSW International, Inc. HowStuffWorks Brasil. Como funciona a realidade virtual. Disponível em: (http://videos.hsw.uol.com.br/realidade-virtual-1-video.htm). Acesso em: Quinta-feira, 17 de setembro de 2009.

WIKIPEDIA: A enciclopédia livre. Arte interativa. [atualizada em 20 de julho de 2009]. Disponivel em (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_interativa). Acesso em: Quinta-feira, 17 de setembro de 2009.

WIKIPEDIA: A enciclopédia livre. Arte Digital. [atualizada em 7 de agosto de 2009]. Disponivel em (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_digital). Acesso em: Quinta-feira, 17 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário