sábado, 21 de agosto de 2010

Resenha do filme “O quarto poder” do diretor Costa Gravas e comparação com o documentário “Muito Além do Cidadão Kane” do diretor Simon Hartog

O filme “o quarto poder” retrata a capacidade da mídia de controlar a opinião pública. "O quarto poder é uma expressão criada para qualificar, de modo livre, o poder da mídia ou do jornalismo em alusão aos outros três poderes típicos do Estado democrático (Legislativo, Executivo e Judiciário).” (Ref. 1)
 

Na história os principais personagens são: o repórter Max Brackett (Dustin Hoffman) que visita um museu para fazer uma reportagem sobre as dificuldades financeiras pelas quais a instituição está passando; e o ex-funcionário do museu Sam Baily (John Travolta), que invade o lugar com uma arma e explosivos para intimidar a proprietária e curadora do museu; Sra. Banks (Blythe Danner); para reaver seu cargo de segurança. Com isso ele acaba fazendo de refém algumas crianças que se encontravam visitando o local e atirando sem querer no outro segurança. (Ref. 2)

O repórter Max vê na situação uma oportunidade para um grande “furo jornalístico” que traria benefícios à sua carreira, mas se comparece de Sam e tenta veicular uma imagem positiva dele para o publico.

Os personagens são bastante complexos. Neles existem conflitos entre a moral, a ética e o interesse pessoal.

Fica claro no filme que é através da intervenção da mídia, mais especificamente, do noticiário televisivo que a opinião pública vai se formando, manipulada pela forma como é noticiado o acontecimento. Da mesma forma, na vida real a TV manipula a opinião pública, mostrando ou omitindo informações.

No filme tem-se uma visão clara de como os repórteres podem editar filmagens para transmitir informações de um modo tendencioso, cortando trechos significativos das gravações e mudar o sentido das falas das pessoas.

No documentário “Muito além do cidadão Kane” vemos a mesma situação ocorrendo na realidade da TV brasileira.

No documentário também percebemos como a televisão num contexto mais amplo pode padronizar as relações sociais, facilitando o domínio das elites. No caso, a TV Globo é mostrada como uma entidade ligada a interesses políticos, com uma programação exclusivamente comercial, voltada ao entretenimento e ao mercado consumidor, manipulando as informações jornalísticas para manter controle da opinião pública.




Referência Bibliográfica:

Ref. 1
Acessado em: 19/8/2010. Disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_poder)

Ref. 2
Acessado em: 19/8/2010. Disponível em: (http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/cultura/setedicao/cultura4.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário