domingo, 13 de junho de 2010

Reflexões sobre o vídeo “Vida Maria” e o papel da família na sociedade

Autora: Adriana Cristina Turati

Resumo: Neste texto é apresentado um breve comentário sobre o vídeo Vida Maria, refletindo sobre a importância da família na construção e formação cultural em sociedade.

Palavras Chaves: vídeo “Vida Maria”, família e sociedade



O Vídeo “Vida Maria”, premiado curta metragem em animação gráfica 3D do diretor Márcio Ramos, nos mostra de uma forma simples porém verdadeira como a família influencia na formação cultural dos indivíduos.

A família está na base de todo o processo de transmissão cultural dentro da sociedade.

A criança em desenvolvimento apreende o mundo principalmente através da visão de seus pais. No exemplo do vídeo, a mãe não dá importância ao fato de a filha estar aprendendo a ler e escrever. Isso é um reflexo do subdesenvolvimento, no qual a família precisa lutar pela subsistência e depende do trabalho braçal, provavelmente o trabalho agrícola, desvalorizando portanto o ensino escolar intelectualizado.

A escola transmite conhecimento, tanto cultural quanto intelectual, porém é através da família que o indivíduo adquire boa parte de seus valores, tanto morais quanto pessoais, auxiliando ou interferindo em seu o processo educacional. O indivíduo encontrará portanto nesse ou naquele conhecimento maior sentido dependendo, portanto, do modo de vida e de "pensar" da sua família.

Nas comunidades urbanas, onde os avanços tecnológicos estão infiltrados na vida social e na vida familiar, tanto através dos meios de comunicação como nos meios educacionais e de lazer, os valores familiares se mesclam aos valores da comunidade e a influencia familiar perde força, porém continua servindo de base na formação do caráter e moral dos indivíduos.

Quando a escola tem um maior vínculo com a família, isso favorece o processo de ensino aprendizagem pois possibilita que os conhecimentos e valores escolares alcancem a base da sociedade.

Através de uma linguagem acessível tanto a adultos quanto à criança, o vídeo mostra como a formação cultural dos indivíduos tem estrita relação com os valores familiares. Os indivíduos, quando não influenciados por culturas urbanas, resgatam tanto os valores pessoais quanto os culturais adquiridos em seus “microcosmos sociais” que são as famílias.




Referência bibliográfica:

VIMEO. Postado por Frederick C. Junior. Acessado em 3/6/2010. Disponível em: (http://vimeo.com/11153523)


FERRAZ, Profa. Janaína de Aquino e RIBEIRO-AYA, Profa. Ormezinda Maria. Oficina de Produção de Textos: Competências Lingüísticas de Midiáticas. Texto base da disciplina Competências Lingüísticas e Midiáticas/ensino à distancia. UNB – Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. 2010.


ALVES, Maria Bernardete Martins & ARRUDA, Susana Margareth. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Serviço de Referência. Apresenta endereços de Universidades nacionais e estrangeiras. Disponível em: (http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html) . Acesso em: 21/06/2010.