sábado, 3 de outubro de 2009

Arte e tecnologia



Memória do Futuro - Dez Anos de Arte e Tecnologia no Itaú Cultural
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5VaQpi_V_o0


A Arte não vai desaparecer ou se tornar parte apenas do passado histórico. Ela sempre fará parte também de nosso presente e futuro. Assim como o ser humano, ela evolui, e se molda em novos conceitos, técnicas e processos. A expressão artística é uma parte fundamental do ser humano, adquirida desde de seus primórdios, quando este se tornou racional. A Arte é uma necessidade humana, do ser racional, de retomar sua essência mais primitiva, e de viver conectado com suas capacidades intuitivas e sensíveis.
A arte eletrônica é a expressão artística mais atual e que melhor consegue interpretar sensivelmente a vida incorporada à tecnologia deste novo milênio.
O instrumento, técnica e dispositivo que o artista usa em sua Arte, está carregado de conceitos pois o artista é um ser histórico-social que transmiti uma mensagem sensível através de meios que melhor possa se expressar-se.
“Hoje, cada vez mais, os artistas lançam mão do computador para construir suas imagens, suas músicas, seus textos, seus ambientes; o vídeo é agora uma presença quase inevitável em qualquer instalação; a incorporação interativa das respostas do público se transformou numa constante em qualquer proposta artística que se pretenda atualizada e em sintonia com o estágio atual da cultura.”
Porém a atualidade incorpora tanto as novas formas de Arte quanto as antigas, enriquecendo e expandindo os conceitos e valores da cultura e, expandindo também a capacidade humana de perceber e expressar-se artisticamente no mundo.
Refêrencia bibliografica:
MACHADO, Arlindo. Texto digital “Arte e Tecnologia no Brasil: Uma Introdução (1950-2000)”. Acessado em: segunda, 28 de setembro de 2009. Disponível em: